quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Reflexão sobre o processo de construção e utilização do Blog:

É notório que vivemos em um mundo em constantes mudanças. Dessa forma, é necessário que acompanhemos essas transformações para não ficarmos a margem dessa evolução e consequentemente, do mercado de trabalho atual e das relações sociais formais e informais. Sendo professora e eterna estudante procuro vivenciar as mais diferentes formas de aprender / construir conhecimento, o qual necessita mudar de dinâmica para responder às exigências do mercado de trabalho atual e até mesmo para tornar a aprendizagem mais estimulante e prazerosa.

O blog surgiu nesse momento de Pós-graduação como uma ferramenta inovadora e atraente, esta foi minha primeira experiência com um instrumento tecnológico a serviço da aprendizagem. É sem dúvida um meio desafiante, o qual me causou curiosidade e insegurança num primeiro momento, porém logo veio o sentimento de conquista –Eu sei fazer! –Eu consegui! Daí surgiu o encantamento e a sensação de crescimento tecnológico, pedagógico e pessoal.

Como afirma Barbosa e Serrrano(2005), o blog é uma ferramenta criativa de apoio a aula presencial que estimula a aprendizagem colaborativa e fomenta a construção do conhecimento. Seu processo de construção é simples, a própria internet instrui com passos claros a forma de construir o seu, basta conhecimentos básicos de informática.

Assim, com instruções do google consegui construir o meu. Porém, tive orientações da Profª Josely quanto às configurações, as quais facilitam o acesso de visitantes e postagens de comentários. Foi aí que confirmei mais uma vez a dimensão de possibilidades de troca de conhecimentos que esta ferramenta nos oferece.

Barbosa e Serrano (2005) diz que se a aprendizagem colaborativa destaca a participação ativa e a interação, tanto dos alunos como dos professores, onde o conhecimento é construído através da interação social, deve-se trabalhar em ambientes que propiciem a interação, a colaboração e a avaliação. Dessa forma o blog não terá validade se não haver troca de conhecimentos / informações, ou seja, movimento, leituras e comentários.

Por isso, a partir desse momento farei nos blogs dos colegas visitas e postagens que contribuam com a qualidade da interação e corresponda aos objetivos da utilização deste instrumento propostos na disciplina Educação e Contemporaneidade.

Um comentário:

Josely disse...

As suas reflexões estão muito pertinentes aos objetivos da disciplina e expressam a sua vivência ao construir/se aproximar destas novas ferramentas.
Um aspecto que você salienta e que é muito importante é o do encantamento com a aprendizagem. Lembro-me do seu depoimento em sala. Todo processo educativo, qualquer que seja o seu nível, deve possibilitar este encantamento, o se perceber diferente, ter se modificado - que é essência da aprendizagem - ter aprendido e ensinado, sentir alegria por ter participado, pois aprender deve ser, antes de tudo, prazer e significado.
Foi muito bom ter você no nosso processo.
com carinho.
Josely.