terça-feira, 10 de março de 2009

3ª Post. A) Proposta para utilizar as ntic´s na instituição, pelos professores:

INSTITUIÇÃO: Escolas de Educação Infantil do município de Lençóis.

JUSTIFICATIVA: Os professores da Educação Infantil deste município são coordenados por uma única Coordenadora Pedagógica que por motivos da localização das escolas nem sempre consegue realizar um momento de planejamento coletivo. Com uso do Blog solucionaremos o problema da execução de atividades planejadas sem orientação e discussão, onde muitas vezes não estão de acordo com o que as crianças precisam aprender na idade em que se encontram. Assim, esta ferramenta favorecerá a troca de idéias, enriquecendo a atuação do professor e, portanto garantindo às crianças o acesso a atividades que estimulem o seu desenvolvimento “integral”.

OBJETIVO: Proporcionar interação entre os educadores na elaboração do plano semanal de aula e demais projetos com uso do Blog.

METODOLOGIA: Propor a criação de um Blog por todos os professores. Neste todos devem postar seus planos de aula e outros, com antecedência, para que os colegas possam acrescentar, modificar - sugerir, antes de colocá-lo em prática.

AVALIAÇÃO: Esta proposta será avaliada no próprio blog, onde todos poderão expressar como está sendo esta experiência; e em encontros presenciais quinzenalmente para discutirmos as dificuldades, conquistas e validação do uso da tecnologia para melhoria da qualidade na educação.

2 comentários:

Mel Nascimento disse...

Educação Infantil ensino de qualidade.
A Criança e o adolescente têm direito a educação, visando ao pleno desenvolvimento da sua pessoa, preparando para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho assegurando- se- lhes: I igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola. (...) (Estatuto da Criança e do Adolescente, ART. 53- Capitulo IV) Com relação aos professores da educação infantil, a LDB, proclama entre outras deliberações que todos deverão até 2010 ter formação em nível superior e formação técnica para todos os outros profissionais que atuem com educação infantil, portanto a denominação, “TODOS” sejam eles auxiliares de classe, estagiários, tias, pajens, ou qualquer outra denominação, passarão a ser considerados professores e precisarão ter formação específica na área. É de suma importância observar o desafio que esta deliberação coloca uma vez que muitas desses profissionais, e essa em uma constatação, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, que trabalham em educação sequer possui o ensino fundamental. Partindo do pressuposto de Paulo Freire, em a Pedagogia da Autonomia, “pesquiso para constatar,constatando, intervenho, intervindo educo e me educo” (pág. 29) É nisso que reside à diferença, leis só não, bastam , é necessário refletirmos sobre: Quem educa? Para quem educa? E por que educa?
Mel Nascimento
Psicopedagogia Turma 07

Josely Muniz disse...

Muito bom, Juliana!
Espero que ponha em prática, mesmo que agora não seja em Lençóis. Uma outra forma de utilização é nas escolas de séries iniciais estimular a criação do blog de cada turma para postagem de trabalhos e trocas entre as turmas.
Um abraço.
Josely.